1. CONHEÇA O SEU PÚBLICO – Crie suas personas.
Uma boa estratégia de Marketing Digital começa definindo o público que você deseja atingir. E não adianta dizer que o seu público é todo mundo ou todas as pessoas que moram em Brasília. Ou mulheres que moram em São Paulo.
Pesquise, estude, analise e trace o perfil do seu cliente ideal. Tenha um nicho claro. O público-alvo envolve questões demográficas, socioeconômicas, comportamentais e vão definir diversas ações importantes do seu negócio.
No Marketing Digital, o público-alvo deu lugar à persona que é um perfil semi ficcional que representa o cliente ideal de uma empresa, criados para ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa. Com as personas claras você poderá tomar decisões como: qual melhor rede social para atingir meus prospects; que tipo de conteúdo produzir para eles; qual linguagem utilizar; qual melhor horário para postar; entre diversas outras questões.
✔ DICA VALIOSA 1: Qual a diferença entre persona e público-alvo?
Persona: Geovana, 40 anos, é empresária e dirige uma corporação com 20 colaboradores. É casada, com uma renda mensal de R$ 30.000. Mora em Brasília e não tem muito tempo para navegar na internet por lazer.
Público-alvo: empresários entre 30 e 45 anos que moram em capitais do Brasil. Trabalham em grandes empresas e não gastam muito tempo na internet para lazer. A renda mensal deles está entre R$ 20.000 a R$ 30.000.
✔ DICA VALIOSA 2: Como descobrir informações sobre meu público?
Levante o máximo possível de informações sobre seu público: qual a faixa de idade, se são mais homens ou mais mulheres, qual a região (cidade, bairro) onde moram, qual a faixa de renda, quais as especialidades mais procuram etc. Se você busca conhecer melhor os frequentadores da sua clínica, quais as suas necessidades e o que esperam dos seus serviços, você vai entendê-los com maior facilidade e atendê-los bem.
É possível fazer este levantamento de dados deixando um breve questionário para ser aplicado pelas atendentes da recepção. Outra opção, é pedir o e-mail dos clientes na primeira visita ao preencher o cadastro e enviar um questionário posteriormente para aqueles que tiverem interesse em responder.
Conhecer seu público traz diversos benefícios. Entender seus comportamentos e necessidades pode ajudá-lo a fazer a gestão da clínica com maior foco nas necessidades deles. Por exemplo, digamos que ao fazer essa pesquisa você descobre uma demanda grande de clientes que necessitam realizar exames de eletrocardiogramas periodicamente. Com base nessa informação, você pode expandir a oferta deste exame cardíaco, trabalhando com o apoio de laudo remoto, por exemplo.
Com todas estas informações você estará munido de dados para criar suas personas. Que tal fazer um exercício e definir 3 personas iniciais para o seu negócio?
2. PRODUZA CONTEÚDO
Crie conteúdo de valor para sua persona. Utilize todo o seu repertório de consultório para produzir artigos, infográficos, vídeos, materiais ricos para com as principais dúvidas e questões apresentadas por seus pacientes. Busque falar daquelas questões que afligem as pessoas no cotidiano e como você pode resolvê-las. Antes de começar a escrever tenha uma estratégia que faça sentido. Acompanhe como seu público interage com o conteúdo publicado. E volte a produzir novos e mais aprofundados materiais naqueles conteúdos que geraram maior interação e interesse.
✔ DICA VALIOSA 3: Cuidado com a linguagem: O tom editorial deve estar em consonância com sua persona. Nada de textos acadêmicos para um público leigo. Não seja chato, seja útil.
✔ DICA VALIOSA 4: Crie bons títulos: O título será a chave para o leitor decidir se lê ou não, se assiste o vídeo ou não. Por isso ao invés de utilizar algo como: “Como evitar as crises de asma”, tente algo como “3 dicas primordiais para evitar crises de asma”.
3. FAÇA ANÚNCIOS
O almoço grátis acabou, rs. Não conte apenas com as publicações gratuitas de mídias sociais e blogs para encontrar ou ser encontrado por sua persona. Depois de conhecer seu público e criar canais para estar próximo e levar informações até ele, é hora de investir alguns reais para mostrar seu conteúdo a um número maior de pessoas. Facebook, Instagram e Google têm ferramentas acessíveis para você impulsionar a entrega do seu conteúdo.
Ter conteúdo próprio de qualidade é sem dúvida a melhor forma de conquistar o público e aumentar o alcance do seu negócio no mundo digital. Mas esta é uma estratégia de marketing para clínicas médicas que funciona bem a longo prazo. Para um impulsionamento mais rápido de seu site e suas redes sociais existem ferramentas que em pouco tempo e com baixo valor de investimento alavancam sua marca.
✔ DICA VALIOSA 4: Google Ads: Um das mais conhecidas é o Google Ads, de links patrocinados no buscador online, que elevam seu site para a primeira página das buscas. Os anúncios do Google são mostrados para quem efetivamente está buscando pelo assunto. São usuários que já estão considerando soluções para um problema.
✔ DICA VALIOSA 5: Facebook Ads: Também é possível patrocinar sua página/perfil de negócios ou mesmo posts individuais nas redes sociais. Os ‘Ads’ do Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, Linkedin etc são facilmente visualizados pelos administradores das contas e é possível montar e divulgar um anúncio rapidamente. Com posts patrocinados nas redes sociais, atinge-se possíveis clientes que ainda estão em estágios bem iniciais de interesse em determinado assunto.
Como este é um tema bastante específico, vale a pena buscar uma consultoria especializada em marketing digital. Um especialista poderá traçar as estratégias mais adequadas com resultados de divulgação mais efetivos para sua clínica.