O Registro de Marcas têm passos importantes. Conheça-os:
-
Consulte
Antes de decidir um nome para o registro da sua marca, realize uma consulta no Sistema de Busca de marcas do INPI. Muitas empresas realizam esta consulta por conta própria, seja no Google ou no site do INPI. Contudo, apesar de ser válida, muitas vezes esta busca é falha. É muito importante para esta busca que se considerem alguns parâmetros, tais como a fonética. Isto evitará dores de cabeça no futuro.
-
Duplicidade
Em caso de duplicidade a prioridade é sempre da empresa que o solicitou o registro de marca primeiro. Mesmo que o processo de registro de marca ainda não esteja concluído.
-
Campo de atuação
Uma mesma marca pode ser registrada em vários setores de atividade. Portanto, isso possibilita que uma construtora e um supermercado tenham os mesmos nomes aprovados no registro de marca. A SR Marcas e Patentes pode ser o parceiro fundamental para lhe apresentar os setores em que as marcas podem ser registradas.
-
Apresentação
Com isso, defina se seu registro de marca será apenas no nome comercial ou também no design da marca. Você precisa saber quais são os tipos de marca e em qual a sua se encaixa. Por isso, neste momento, você já deverá ter uma forma definitiva de apresentação.
-
Pagamento
Certamente, para solicitar o registro de uma marca no INPI ao menos duas taxas serão cobradas pelo órgão. Uma no protocolo do pedido e outra ao receber o registro que é válido por dez anos. Porém, no decorrer do processo podem ser solicitadas outras ações, apresentação de documentos complementares que podem gerar outras taxas.
-
Etapas e prazos
Finalmente, o processo de registro de marca passará por várias etapas que poderão exigir o envio de documentos. O mais importante para não perder prazos é acompanhar o andamento do pedido. Você pode fazer isto na Revista da Propriedade Industrial do INPI, publicada sempre às terças-feiras. Da mesma forma, o acompanhamento pode ser feito no Sistema de Busca de Marca do INPI. Importante você pode selecionar seu processo, cadastrar seus dados e solicitar receber e-mails quando houver movimentação.